Carnaval é uma festa popular muito aguardada pelos brasileiros. No entanto, o carnaval, em regra, não é feriado.
Muita gente se engana, achando que é, mas não é.
Talvez isso aconteça porque as pessoas observam alguns locais fechados durante esse período como bancos , repartições públicas, etc.
Mas isso não quer dizer que o carnaval é feriado.
Caso não exista uma lei estadual/municipal ou convenções coletivas que digam o contrário, o carnaval é considerado dia útil de trabalho.
Falta injustificada no período do carnaval
Caso o empregado falte ao emprego durante o período do carnaval, sem justificativa, poderá sofrer punições como advertência ou suspensão, além dos descontos habituais para casos de faltas injustificadas.
Uma dispensa por justa causa é muito difícil de ocorrer, pois uma ou outra falta injustificada, ainda que seja no carnaval, não é motivo para dispensa por justa causa direto.
Contudo, se o trabalhador já vem colecionando faltas injustificadas, a falta durante o carnaval pode, sim, ser o estopim para uma dispensa por justa causa.
Vale consultar se existe lei na sua cidade
Desse modo, como regra geral, o carnaval não é feriado nacional, podendo ser em alguns locais por força de lei ou convenção coletiva.
É preciso que o trabalhador consulte na sua cidade ou estado se existe uma lei, decretando feriado ou se existe alguma norma na convenção coletiva indicando que a categoria deve folgar durante o carnaval.
Lembrando que, em caso de serviços essenciais, a lei que decreta feriado certamente não será estendida aos trabalhadores desses setores.
Entre agora no nosso canal do Whatsapp, clicando aqui.
Mestre em Direito. Advogado. Especialista em relações trabalhistas desde 2013. É fundador do Portal Direito do Empregado que conta com milhões de seguidores nas redes sociais.
Comentários estão fechados.