Assédio moral: como denunciar?

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Frequentemente muitos trabalhadores procuram nosso blog seja em nosso canal do youtube, em nossa página oficial do facebook ou aqui mesmo nos comentários nos perguntando como proceder em caso de assédio moral no ambiente de trabalho.

Material 100% atualizado

O assédio moral no ambiente de trabalho é caracterizado quando o empregador exerce seu poder de forma exacerbada sobre o empregado.

São exemplos de assédio moral no ambiente de trabalho: Humilhação, Isolamento, Ameaças, Ofensas verbais, Falsa acusação, Pressão psicológica, Criticar ou fazer piadas de mau gosto em público, Restringir o uso do banheiro, Fazer revista íntima dentre outros.

O assédio moral no ambiente de trabalho ocorre com muito mais frequência do que imaginamos. Muitas vezes o trabalhador fica em uma situação sem saída, sem rumo, pois não sabe a quem recorrer.

Os questionamentos principais são: Como denunciar o assédio moral? Onde denunciar?

O trabalhador dispõe de vários métodos para denunciar a prática do assédio moral por parte do empregador.

1) Delegacia do Trabalho

O empregado pode se dirigir a delegacia do trabalho de sua cidade e prestar uma denúncia anônima acerca do assédio moral sofrido. Com essa denúncia, os delegados do trabalho certamente irão fazer uma visita na empresa a fim de investigar o ocorrido. A partir dai, o empregador irá pensar 2 vezes para cometer o próximo ato de assédio.

2) Sindicato

O Sindicato da categoria do empregado deve ser considerado sempre que o trabalhador estiver em apuros. Se você sofreu assédio moral no trabalho, procure seu sindicato e faça uma denúncia. É dever deles lutar pelos seus direitos e bem estar.

3) ONGS contra o assédio moral

Com o crescimento do número de empregados no Brasil, consequentemente o número de casos de assédio moral no ambiente de trabalho aumentou de forma assustadora. Tanto é que foram criadas ONGS especificas no combate desse tipo de conduta. O trabalhador pode, também, fazer sua denúncia nas ONGS contra o assédio moral.

Agora que você sabe onde denunciar o assédio moral, não fique parado. Não aceite calado. LUTE PELOS SEUS DIREITOS!

Quer receber conteúdos sempre em primeira mão? Entre agora no nosso canal do Whatsapp, clicando aqui.

Quer um material completo sobre direito do trabalho? Conheça o nosso eBook, clicando aqui.

você pode gostar também
13 Comentários
  1. gel Diz

    Eu estou sofrendo assedio moral desde 2000 no meu trabalho…nao aguento mais, estou com inicio de depressão…help !!

  2. Mariana Augusto Ferreira Diz

    prezados boa tarde.

    Trabalho em uma loja prestadora de serviços para claro em Jandira.
    Recebo um salario mais o vale transporte e nada mais.
    O meu horario era das 13:00 as 21> o que me permitia almoçar em casa.
    Agora tenho que fazer o horaio das 10:00 as 21;00( tenho que esperar a dona para almoçar), as vezes chega as 16:00
    e na segunda sou obrigada a ficar ate as 21:00
    já pedi demissão, mas ela so chega a tarde, e evita falar comigo não sei mais o que fazer
    não tenho registro em carteira e nem vale refeição.
    Me ajudem

  3. Vanda Tavares Diz

    Boa tarde, o como devo proceder no caso de assédio moral de uma professora Contra minha pessoa, onde me expõe ao ridículo em uma apresentação academia, julgando meu trabalho e minha postura com palavras ofensivas, que me deixaram muito confusa, na hora não entendi o que tinha acontecido mas depois já calma percebi que tinha sofrido vários tipos de assédio moral.

  4. Rodrigo Souza Diz

    Boa noite , sofri um assédio moral que me deixou desmoralizado , só por que a pessoa assumiu um cargo acima e pensa que pode diminuir as pessoas , será que tem alguém ou algum órgão que pode lutar pelos direitos das pessoas digna é correto na função que exercer , eu me sinto desmoralizado até hoje tem uns 20 dias que aconteceu isso é ninguém da empresa toma nenhuma providenciar por que um acobertar o outro , KD vc direito pelo cidadão digno ?

  5. re Diz

    oi minha esposa esta trabalhado fora do horario na impresa trabalha 11 horas e aos domingos e nao e na funcao dela oque posso fazer

  6. Cesar Diz

    Antes de assumir um concurso em uma cidade próxima (4mil hab) aonde eu moro. Meu “chefe” fez minha caveira para todos, falando q eu não era amigo de ninguém e eu ia “exigir” além da conta deles (algo que nas minhas atribuições eu não posso fazer), me colocando como chefe subalterno (meu cargo não é esse).

    Ao assumir o meu serviço percebo que ninguém gosta de mim e qualquer coisa negativa que acontece no meu local de trabalho já apontam o dedo e falam que fui eu.

    Seria um tipo de assédio cometido por ele ?

    Não é certo isso, eu estou totalmente desanimado de vir ao trabalho e comecei a apresentar sinais de depressão.

  7. Leila Ragaini Moreira Diz

    Trabalho ha 15 anos em uma Instituicao de Ensino. Em outubro fui indicada a fazer uma avaliacao .Foi realizada. Entretanto voltou p.executar alguns ajustes. Foi solicitada a reformulacao no computador do COLEGIO.,fora do meu horario de atividade. Aceitei com a ajuda da tecnica de informatica da escola.Porem , recebi o comunicado de que havia VAZADO o gabarito.Tudo isso antes da aplicacao da prova aos alunos.REFIZEMOS a avaliacao.Terei aula amanha -18/11-. Estou preocupada q. possa gerar justa-causa.,pois anteriormente a coordenadora ja havia me chamado p.fazer criticas ao meu trabalho.;tb. fora do meu horario de trabalho.Tentei -me adequar as suas exigencias,parece q n.a agradava em nada.ASSEDIO MORAL?

  8. Carla Diz

    Bom dia.
    Trabalho a quase um ano em uma empresa, só que mudei de cidade e preciso pegar dois ônibus para chegar ao local de trabalho, se a empresa não quiser pagar meu transporte ela é obrigada me mandar embora?

  9. flavia sampaio Diz

    Estou a oito meses na empresa e sou claramente perseguida pela minha gestora. Os direitos que os outros funcionários tem eu não tenho, além de certos deveres que seriam de todos só serem cobrados de mim. A última foi me por em um horário onde ao ie embora tenho dificuldade para pegar condução e que me expõe a risco de assaltos. O que posso fazer para que isso pare?

  10. Mariana Diz

    Olá bom dia já passei por muitos casos contragendor ser chamada de burra na frente de colegas ameaça e até intimidações racismo como agir

  11. Samara Diz

    Olá! Sofro assédio moral diariamente. Nao só eu mas todos meus companheiros de trabalho. Sofro mais visto q trabalho direto com o patrão. São humilhações das mais diversas. Ameaças de demissão. Gritos exaltados. Enfim…. Isso na frente de cliente, fornecedor ou qq outra pessoa. A exposição é demais. Como agir?

  12. teofilo Diz

    trabalho humilhado a 3 anos sem assinar carteira o que eu faseo pra buscar meus direito?

  13. sandra José da silva da costa Diz

    Oi Bom dia preciso de ajuda sofro um assédio moral no meu trabalho preciso saber o q eu faça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente!