Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Chegando o fim de junho e todo mundo já começa a se perguntar: “Vai ter feriado no Corpus Christi?” A resposta mais honesta e direta é: depende!
O Corpus Christi, comemorado este ano no dia 19 de junho de 2025, (próxima quinta-feira), não é um feriado nacional previsto na CLT ou no calendário oficial do Governo Federal. Ou seja, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não reconhece essa data como um feriado obrigatório em todo o país.
Então, por que em alguns lugares é feriado?
Apesar de não ser um feriado nacional, o Corpus Christi pode ser considerado feriado municipal ou estadual, dependendo da legislação local. Isso significa que em algumas cidades ou estados, o dia é oficialmente decretado como feriado por leis próprias, o que obriga empresas e órgãos públicos a respeitarem a folga.
Já em outros lugares, o que acontece é um acordo informal ou coletivo entre empresas e trabalhadores para fazer ponto facultativo ou compensação de horas, aquela famosa “emenda” que muita gente adora.
E no serviço público?
Para os servidores públicos federais, o Governo costuma decretar ponto facultativo no Corpus Christi. Em 2025, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos incluiu essa data como ponto facultativo no calendário oficial da administração pública federal.
Então, se você está na dúvida se vai ou não poder esticar o final de semana:
- Confira se na sua cidade ou estado o Corpus Christi é feriado oficial.
- Fique de olho nos comunicados da empresa ou acordos coletivos.
- E se for servidor público, torça pelo ponto facultativo, e já separa a rede!
No mais, bom descanso (se for o caso)!
E se tiver que trabalhar, lembre-se dos direitos de quem trabalha no feriado.
Jornalista; Assessor de Comunicação; Atuando também na produção de conteúdos sobre o mundo trabalhista e a justiça do trabalho no Brasil para o portal Direito do Empregado.
Comentários estão fechados.