Existe prazo para colocar a empresa na justiça?

Recentemente, Marcos foi dispensado do trabalho sem justa causa. Após alguns dias, recebeu sua rescisão trabalhista, assinando toda a documentação no momento da homologação.

No entanto, 1 ano e 2 meses após a sua demissão, depois de pesquisar bastante descobriu que a empresa não havia pago as diferenças do salário recebido ‘por fora’ no momento da rescisão.

Ao comentar a situação com amigos, Marcos foi incentivado a entrar na justiça do trabalho contra a empresa mesmo tanto tempo após sua demissão.

Material 100% atualizado

Diante disso, questiona-se: Marcos ainda pode entrar na justiça contra a empresa? O empregado possui quanto tempo para colocar a empresa na justiça caso queira?

De acordo com o artigo 11 da CLT, os empregados possuem o prazo de 2 anos após a extinção do contrato de trabalho para requerem créditos resultantes da relação de trabalho.

Art. 11 – O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve:

I – em cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato;

Il – em dois anos, após a extinção do contrato de trabalho, para o trabalhador rural.

Diante disso, existe, sim, prazo para colocar uma empresa na justiça que é de 2 anos após a demissão (dispensa, pedido de demissão, justa causa etc.).

A partir de 2 anos e 1 dia, o empregado até pode entrar na justiça, mas terá o seu pedido indeferido de forma imediata.

Dessa maneira, como Marcos foi demitido há 1 ano e 2 meses, poderá entrar na justiça contra sua ex-empregadora, requerendo as verbas que entenda possuir direito.

Quer receber conteúdos sempre em primeira mão? Entre agora no nosso canal do Whatsapp, clicando aqui.

você pode gostar também
22 Comentários
  1. Alan Telles Diz

    Oi. Sofri um acidente na empresas que trabalhava. Não quiseram abrir o CAT. Após o retorno do acidente de 15 dias afastado me deram férias. E na volta medemitiram. Em agosto de 2017 faz 2 anos . Gostaria de saber se a possibilidades de ver meus direitos?

  2. Edson Diz

    Amigos eu sai da ZH em 1996. Em função de um acidente com vitima. Me mandaram pra rua. Ate então não sabia e não tinha me ligado em requerer danos morais. Creuo que isso seria impossivel de requerer agora. Será. ?

  3. Cicera Maria da Silva Diz

    Tem cinco ano que foi demitida ainda posso bota na justiça

  4. valmir Diz

    Valmir 12/12/2016
    trabalhei em uma empresa por quase 02 anos,a empresa não pagava DSR e hora extra,sai da empresa mês junho de 2014 eu consigo colocar a empresa na justiça para receber meus direitos.

  5. CHARLY Diz

    Ficou claro que para o trabalhador requerer seus direito tendo em vista prazo legal de 2 anos á contar da data de demissão.
    Agora não existe ressalvas? tipo empresa que abriu “RECUPERAÇÃO JUDICIAL”j, sendo que este tem o prazo de carência para o PLANO DE RECUPERAÇÃO são de 2 anos; tendo suas ações trabalhista congeladas. isso não modifica o quadro geral para que o trabalhador entre com ação contra a mesma ?

  6. ruthy Diz

    Olá , trabalhei 06 meses em uma loja de roupa , ganhando 500 reais , sem direito a almoço e agua sem direito a carteira assinada e ainda fui demitida da pior forma possivel o patrao pediu a funcionaria para me demitir e nao me deu tempo nenhum , tenho direito na justiça?

  7. Ivanete Ribeiro Diz

    Trabalhei na empresa à três anos, e comecei a fazer um curso mas o horário que eu trabalhava não dava para estudar pedi para me trocar de horário e me falaram que não dava tiver que pedir para me mandar embora do emprego fiquei despregada e não recebi os meus direitos certos fora outras coisas que estavam acontecendo envolvendo o meu nome é de outra pessoa tipo difamação faz nove meses que fui mandada embora ainda posso levar a empresa na justiça

  8. Graciane Diz

    Tenho duas perguntas, uma pra mim, outra pra um amigo!
    1. Sai da empresa, estão pagando a multa pelo atraso do pagamento do acerto até hoje, pois não tem grana pra me paga de uma vez. O que posso faze, caso não me paguem?
    2. Meu amigo sai da empresa, não fizeram acerto ainda, nem teve a homologação, faz quase um mês que saiu, ai marcaram pra semana que vem eles irem no escritório faze a homologação. Pode ser feito a homologação em um lugar que não seja no sindicato?

    Obrigada.

  9. Maria Diz

    SAires da empresa , tem 4 anos posso por no pau.

  10. Moisés BoTelho de Andrade Diz

    Boa noite ! Sou alpinista industrial,trabalho em prédios com mas de 80metros de altura e não recebo periculosidade, oque eu devo fazer?

  11. renata Diz

    Trabalhei numa loja 2anos e 2 meses recebendo 700 reais sem fixar quem pagava o INSS era eu fui mandada embora com férias vencida qual são os meu direitos

  12. Sidia Oliveira Diz

    Quero dizer eu não sabia que estava grávida..

  13. Sidia Oliveira Diz

    Fui mandada embora grávida de 1 semana e eu sabia isso faz 2 anos e 7 meses é possível fazer alguma coisa

  14. Hayane Grusman Diz

    Boa Noite,

    Fui demitida do meu trabalho faz 1 ano e 3 meses. Sendo que eu estava na experiência e faltava 4 dias para acabar, tive um problema com a minha gerente e cheguei a ir na delegacia e denunciar foi marcada a audiência. Quando chegou a intimação no trabalho a empresa foi notificada e ela pediu para que eles me mandassem embora. Gostaria de sabe se posso colocar a empresa na justiça pelo motivo que ela me mandou embora e também por reincidir o meu contrato antes da experiência e não me pagar o valor do contrato ?

  15. João Felismino dos Santos Neto Diz

    Boa tarde , , trabalhei 3 meses em uma empresa(Padaria) e ao completar 3 meses sem o empregador(Patrão) fazer nenhum contrato nem assinar minha carteira, ele me demitiu alegando estar precisando de tirar férias e que com o quadro de funcionários que lá existia, não teria essa condição, mas o mesmo dias antes já estava reclamando devido o aumento do salário que não sabia o que fazer pra pagar funcionários, sendo que lá dentro tem funcionários que recebem apenas 300,00 por mês a mais de 3 meses .
    Esta empresa me mandou embora(Despediu) ao completar exatamente os 3 meses de experiência(Sem contrato nem assinatura na carteira) e ainda pagou acerto com valor de apenas 700,00 eu recusei assinar e falei que ia no contador conferir , o mesmo disse que já que não estava confiando nele, pudesse conferir e ia ser aquilo mesmo não tinha mais o que falar, sendo assim marcamos pra o próximo dia eu assinar e ele não estava, voltei pela terceira vez e não estava , até que no último dia me veio com papel com valor do acerto de 700,00 sendo o salário , então de raiva assinei e peguei valor e vim pra casa , mas fiquei pensando comigo : Ele não merece deixar isso calado tenho que o colocar na justiça pois, já arrumei depósito, fiz faxina, descarreguei caminhão com sacos de trigo fora do orário de serviço, trabalhei 9/10 horas todos os dias sem pagar hora extra e nunca tivemos reconhecimento até mesmo trabalhando 12 hs por dia . O que devo fazer nessa situação mesmo sabendo que já assinei os papéis? Desde já agradeço!

  16. Claudemiro Diz

    Gostaria de saber se eu tenho ainda direito.
    Ja fez 4. Anos
    Foi em um hipermercado.

  17. Luisangela Santos Diz

    Oi, boa tarde!

    Trabalhei na empresa atento por 7 meses fui dispensada e a principio eles bloqueiam a gente, não podemos exercer a função, temos que ir todo dia cumprir horário e ficamos sem fazer nada sem saber o motivo,dizem que é problema de cadastro depois de dias sem ter o que fazer dispensam a gente.
    Bloqueiam nosso login e ficamos sem acesso a nossa ficha catão de ponto e contra cheques que só são disponibilizados no portal da atento.

    Não deixam a gente ir ao banheiro temos um tempo de dois minutos,e ainda os supervisores não deixam a gente entregar os atestados nos RH porque eles ficam negativos e querem que agente enregue a eles que colocam como horas negativas que temos que pagar e se não pagarmos em 60 dias descontam da gente. Temos que trabalhar com dor de ouvido é horrível.

    Voce acha que ainda hj posso colocar na justiça de pois de 1 ano e 5 meses

  18. Elias Alves Neto Diz

    Traballhei na empresa na escala 4×2.
    Me tranferiram para outro posto na escala 12×36.
    Consequentimente,passei a ganhar menos.
    Isto está certo?Se nao,como devo proceder?

  19. Elias Alves Neto Diz

    Trabalhei em uma empresa durante 01 e oito meses en 2009.
    Ate Hoje 10/12/2015,nao me acertaram nada.
    Quais sao os meus directos?
    E como e a quem devo procurar?
    Obrigado!

  20. Celso Vieira da Silva Diz

    Boa tarde vou resumir a minha situação : recisao de contrato não recebi minhas comissão pago por fora : tenho todos documentos que imprica minha empresa de sonegar imposto entre 15 por cento a 50 porcento : fui trocado de razão social para outra razão social pelo mesmo dono da empresa e quando fui mandado embora me pagaram só mente 3 anos pois seria 6 anos e alguns meses : fazia deposito na conta da empresa entre 2 mil reais a 30 mil reais sem segurança nenhuma até o banco pois colocando minha vida em risco e tenho todos os depósitos feito por minha gestação : a empresa pagava meu aluguel e por seis meses tiraram meu aluguel pois deixei família e filhos para me dedicar a empresa posso colocar isso também na justiça : hora extra nunca foi paga pois trabalhava de 8 horas a 16 horas quase todos os dias : tenho todos os documentos em mãos original e xerox para todos esses delitos contra a empresa pois quero receber tudo que tenho direito alguém pode me ajudar nesse processo .

  21. MARCOS Diz

    Existe prazo para uma empresa ingressar na justiça contra uma pessoa por débito contraído?

  22. Geisiane Nunes dos Santos Diz

    Eu pedir demissão porque eu tive nenê e ele ficou doente e não tinha ninguém pra ficar com ele é minha patroa não queria mim mandar embora é nem fazer acordo.Fiz a carta só que eu comecei a trabalhar na empresa no dia 01/02/2011 e fui registrada no dia 01/04/2011 e eles falaram que eu tinha que colocar na carta o dia que mim registraram não dia que comecei.eles estão certo?Eu não tenho direito ao outros dias trabalhados?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente!