Indenização pelo tempo trabalhado sem carteira?

Como se sabe, infelizmente, ainda existe um volume considerável de trabalho sem carteira assinada no Brasil e muito se questiona sobre uma possível indenização pelo tempo sem carteira assinada.

Em outra oportunidade, já falamos sobre os direitos de quem trabalha sem carteira assinada, bem como os motivos que levam ao empregador optar por correr o risco de ter um funcionário sem registro.

Hoje vamos esclarecer uma dúvida muito comum de quem trabalha sem carteira assinada: existe uma indenização pelo tempo trabalhado sem registro?

ADVOGADOS TRABALHISTAS
Advogada Trabalhista
Atuação na defesa dos trabalhadores

Esse questionamento surge, muitas vezes, quando um empregado estava trabalhando em determinado local há algum tempo sem carteira assinada e, então, o empregador resolve assinar a sua CTPS.

A pergunta que fica é: em relação a todo esse tempo que o funcionário trabalhou sem carteira assinada, existe alguma indenização que o patrão deve pagar?

História real de trabalho sem registro e direitos do trabalhador

É exatamente esse o caso de José Eudes, mecânico, leitor assíduo do nosso site.

José trabalha em determinada oficina há 8 meses sem carteira assinada e apenas agora o seu patrão assinou a carteira.

Agora, empregador quer simplesmente “esquecer” todo esse tempo que José trabalhou sem carteira para assinar a CTPS de José com a partir da data atual.

Teria José direito a alguma indenização pelo tempo trabalhado sem carteira? A lei garante algum direito para quem trabalhou sem registro?

Bem, não existe uma indenização pré-fixada pelo tempo trabalhado sem carteira pelo empregado.

Isto é, não existe uma “multa” ou algo do tipo a ser aplicada para o empregador que seja revertida automaticamente em favor do empregado pelo tempo trabalhado sem carteira.

Todavia, se você trabalhou sem carteira assinada, você tem direito a todos os benefícios trabalhistas retroativos a data em que efetivamente você começou a trabalhar.

Isso porque a lei é clara ao afirmar que o empregador é obrigado a assinar a CTPS do empregado em um prazo máximo de 5 dias úteis após a admissão.

Se o empregador não cumpriu essa obrigação, você não pode ser penalizado por isso.

Portanto, você possui direito a todos os benefícios trabalhistas pagos de forma retroativa.

São direitos de quem trabalhou sem carteira assinada e que devem ser pagos retroativamente:

  1. Depósitos do FGTS;
  2. Recolhimento de INSS;
  3. Contagem de tempo de trabalho para fins de férias e 13º salário;
  4. Devida assinatura da carteira na data correta de entrada no emprego;
  5. Todos os demais direitos garantidos pela CLT ao empregado formal;

Dessa maneira, o empregado que trabalhou sem carteira assinada possui, sim, direitos pelo tempo trabalhado e tais direitos devem ser exigidos.

Prazo para cobrança do tempo sem carteira na justiça

Como já afirmamos em outro post, o empregado, após ser dispensado, possui o prazo de 2 anos para propor uma reclamação trabalhista contra a empresa.

Por isso, não vá empurrando com a barriga e deixando para depois.

Fale agora com um advogado trabalhista para conseguir receber os seus direitos.

Caso você deixe passar os 2 anos sem tomar nenhuma atitude, o seu direito estará prescrito e pode até ser cobrado, mas será julgado improcedente pelo juiz, devido à prescrição.

Além disso, você deve atentar para o fato de que só pode cobrar da empresa direitos relativos aos últimos 5 anos.

Portanto, se você deseja cobrar direitos lá do começo da relação de emprego, deve estar ciente de que só poderá demandar sobre os últimos 5 anos.

Conclui-se, portanto, que não há uma indenização pré-fixada e automática pelo tempo trabalhado sem carteira.

Porém, o você possui vários direitos que devem ser pagos retroativamente pelo empregador em relação a todo tempo sem registro, desde que respeitados os prazos prescricionais demonstrados nesse post.

Perguntas frequentes sobre trabalho sem carteira assinada

Porque assinar a carteira de trabalho?

A assinatura da carteira de trabalho é muito importante para o empregado, pois, com a assinatura, há a formalização do vínculo empregatício.

Com a assinatura da carteira de trabalho, o empregado passa a aparecer “no radar” do emprego formal, tendo garantido o seu direito a depósitos de FGTS, recolhimentos de INSS, PIS e inúmeros outros direitos trabalhistas.

Qual prazo para assinar a carteira de trabalho?

Após a admissão do empregado, o empregador possui o prazo de 5 dias úteis para efetuar a assinatura na carteira de trabalho.

Esse prazo vale para todos os trabalhadores, inclusive para empregadas domésticas.

Qual o salário de carteira assinada?

Caso o trabalhador cumpra a jornada tradicional de 44 horas semanais, faz jus, pelo menos, ao recebimento de um salário mínimo.

Nenhum empregado brasileiro que trabalha 44 horas por semana pode receber um valor menor do que o salário mínimo vigente.

Carteira assinada com menos de um salário mínimo para quem trabalha em tempo integral, portanto, é ilegal.

Contudo, no contrato de trabalho de tempo parcial (até 35 horas semanais), pode haver o pagamento proporcional ao salário mínimo de acordo com as horas trabalhadas por semana.

Carteira assinada com data retroativa é possível?

Sim!

O empregador pode assinar a carteira do empregado de forma retroativa, seja por vontade própria ou seja por imposição da justiça.

Nesse caso, ao assinar a carteira de maneira retroativa, o empregador precisa efetuar todos os recolhimentos correspondentes, tais como depósitos de FGTS atrasados e contribuições de INSS não recolhidas.

você pode gostar também
117 Comentários
  1. Ângela Maria da Silva Diz

    Trabalho a três anos na casa de família só que quando eu entrei meu patrão mim pediu a minha carteira pra assinar só que eu não dei agora quero assinar depois de três anos trabalhados a partir do momento que ele assinar eu perdo meus tempos trabalhados.

  2. ROGERIO Diz

    Bom dia ..trabalhei 5 anos sem carteira assinada …depois de 5 anos foi assinado a carteira tenho direitos aos 5 anos sem carteira …

  3. Kamilla Diz

    Olá boa tarde! Poderia me ajudar a ter uma base no cálculo de minha funcionária?
    Peguei pra fazer estágio na faculdade, e pagava 50 reais por semana, tinha dia q até mais de 8 hrs de trabalho por dia!
    Tem um ano q ela c formou e queria despedi lá mais queria entrar em acordo antes q ela queria me levar na justiça. Ela ficou 2 anos sem c formar e um ano formada, trabalho em uma academia.. tirávamos férias coletivas de 15 dias no final do ano. O que seria justo neste acordo?

  4. Iraildes dos santos Lima Diz

    Trabalhei 09 meses sem carteira assinada foi feito um contrato nesse tempo agora o contrato está finalizando gostaria de saber o que eu tenho direito

  5. Dariane Diz

    Trabalho há 1 ano e 8 mês como doméstica sem registro na carteira. Agora ela vai mim da minhas contas. O que eu tenho direito?

  6. Thalia Diz

    Trabalho a 9 meses sem registro
    Com um salário de R$ 500
    Recebo em duas vezes .
    Quai os meus diretos ? Caso me mande embora

  7. Roberta Diz

    Trabalho há 11 anos em uma escola e só tenho 6 anos de carteira assinada. Fui demitida e eles estão fazendo do o cálculo dá minha recisao somente dos 6 anos. Tenho direito de reclamar os cinco anos anteriores?

  8. Jossineia oliveira Diz

    Trabalhei 4 meses sem registro cobri fe rias e recebi o salario normal entrava as 6:hora da manhã era até as três mas sempre saída mais tarde sem hora extra sem hora de almoço 9h corrido se desse para almoçar era de pé e trabalhando agora foi mandada embora oque tenho para receber

  9. Jose Eduardo Diz

    Minha mulher entrou trabalhar dia 08 de agosto de 2016 e foi registrada dia 11 de janeiro de 2017 devido ter engravidado com o salário minimo de R$880,00 e a empresa não quer pagar nada do tempo sem registro na carteira e nem o 13º salário também , o que ela tem direito desse tempo sem registro ou não tem direito a nada ?

  10. Joao mario Diz

    Bom dia trabalhei 1 ano e 2 meses gostaria de saber quanto eu teria de direito pelo tempo de servico. Trabalhava 8 horas por dia das 8 as 12 e de 13 as 17 de segunda a sexta e sabado das 8 as 12 meu salario era de 880 reais nao recebi ferias nem decimo. Aguardando resposta.

  11. Lucilene mendes marques Diz

    Trabalho um ano salario de 1,1000 já recebi o decimo terceiro e as férias dia 05/01/2017 sai do trabalho quanto devo receber

  12. Alexandre Diz

    Quais são os meus direitos trabalhistas trabalhando 3 vezes p semana ?

  13. Alexandre Diz

    Quais são os meus direitos trabalhistas trabalhando de ajudante de serviços gerais 3 vezes p semana?

  14. maria Diz

    trabalhei 3 meses e 23 dias tenho direito a aviso prévio ?

  15. Rafaela Diz

    Olá! Trabalhei sem ser fichada tres anos e dois meses, Pedi demissão!, então no dia do acerto recebi apenas o meu salario do mês as férias e os terços de férias. Mas do tempo que fiquei no emprego nao recebi nada, isso queria saber se está certo!

  16. Daiane Silva Araújo Diz

    Olá
    Trabalhei 8 meses sem carteira assinada e fui demitida, quais meus direitos e quanto devo receber?

  17. Ronaldo Diz

    Bom dia. trabalhei um ano sem carteira assinada fui demitido e ñ recebi nem uma indenização por isso, pretendo entra na justiça do trabalho, poderiam me dar uma noção de quanto eu iria receber por esse período?

  18. amanda Diz

    quanto deve receber um funcionário que trabalha sem carteira assinada a cinco anos em uma oficina?

  19. Lucio Mauro Mendes Diz

    Eu trabalhei 4 mês com salário de 1.000,00 se que eu trabalhava de terça à sábado das 7:00 à 19:00 horas e no domingo das 7:00 à 13:00 horas é só o salário de 1.000,00 mais nada

  20. diego souza Diz

    Trabalhei 2 anos sem carteira assinada de Ajudante de gesseiro até hoje mas aconteceu uma discussão e fui dispensado tenho alguns direito?

  21. Eliziel gomes Diz

    e queria saber quanto da minhas conta tem 6 meses de trabalho sem carteira assinada ganho 1.800 reais

  22. adriana Diz

    Trabalho 6 meses sem registro com o salario de 2000 dois mil.foi demitida quanto tenho pra receber

  23. Pollyana Diz

    trabalho a 5anos sem registro na carteira e sem nem direito recebido, quanto devo receber

  24. vanildo costa silva Diz

    ola meu nome e vanildo. tenho um irmao que sofre de epilepesia e esquisofrenia desde crianças mais mesmo assim trabalhou 5 anos numa empresa e teve uma grise que foi obrigado a sai a doença se agravou mais. sobre serviço. trabalhou 5 anos sem carteira assinada…eo ex patrao dele nao que acerta com ele eu quero seber se ele tem direito neste 5 anos de serviço que o pratao diz que nao vai da neu centavo pra ele…

  25. Mario Diz

    Trabalhei 4 mês sem carteira assinada qual seria a parte que eu devia receber desses meses meus direitos?? Aguardo res…

  26. Simone Diz

    Fui posta no ministerio do trabalho e me entregaram em mãos o valor a ser pago.
    Além de pagar o valor o que tenho que fazer para definitivamente finalizar esse processo!?

  27. Eduardo feitosa da silva Diz

    Trabalhei 8meses sem carteira assinada ja tinha entregue a carteira ai com 8 meses ele me demitio e falou que nao assinou minha carteira por que ela nao tinha sido dado baixa no ultimo emprego perco meus direitos

  28. Marlon Honorato Diz

    Trabalhei em uma empresa 8 dias sem registro,em relação sai de outra empresa com proposta de ser registrado nessa.

  29. Eliene santos Diz

    Dia 8de Janeiro de 2016 comecei a trabalhar ,sem carteira assinada depois de dez meses ele acinou nu dia 1de novembro ,mas ele só que eu tenho quais direitos eu tenho?

  30. Maria Diz

    Boa noite. Trabalhei como doméstica 14 meses. 3 dias na semana. RecebiA 300 reais. Saí porque tive um desentendimento. Quais os meus direitos.?

  31. Pamela Gomes Da Silva Marques Diz

    Oi Boa tarde trabalhei 10 meses sem registro na empresa ganhava 1350 e fui dispensada queria saber si tenho direito em alguma coisa

  32. Gislene Diz

    Trabalhei 1ano e 3 dias de domestica sem registro,pois minha patroa nao pago decimo terceiro nem no ano passado,oq ela teria que me pagar de rescisao?

  33. Vera Diz

    Boa Tarde, trabalhei 9 meses no comercio sem carteira assinada,gostaria de saber sob o que tenho direito a receber ( meu salario era 1.200 ) aguard resposta, obrigada

  34. Adriana Diz

    Olá estou trabalhando a 6 meses como telemarketing e até agora a empresa não assinou minha carteira e por isso quero pedir demissão . Queria saber quanto devo receber .o salário é de 880,00

  35. Isabel Diz

    Olá
    Trabalho 5 meses sem carteira assinada,sou cuidadora de idosos e ela faleceu!
    Quanto tenho q receber sendo q meu salário é 1200

  36. Wesley Diz

    Trabalhei treze meses sem registros salario 1600 quanto devo rescebe de rescisão

  37. Cláudia Fonseca Diz

    Assistir recentemente uma reportagem de quem não trabalha de carteira assinada pode você mesmo da o seu próprio aviso isso procede ? Se procede como faço?

  38. Cristiane Diz

    Bom dia,
    Trabalho em uma empresa há 7 anos. Porém, os 2 primeiros anos foram sem carteira assinada e, quando assinada foi como nova e não recebi nada por esses 2 anos, ainda tenho direitos por esse tempo? O que fazer quando sair do emprego? Desde já Obrigada.

  39. Icaro Diz

    Minha avó é aposentada por idade, porém trabalha no sinte ( sindicato dos professores) a 20 anos, sendo que deste vinte 12 foram sem carteira assinada.
    Estão querendo demitila, quais os direitos dela?
    Queremos um bom advogado, pode nos informar os direitos reais dela?

  40. kenia Diz

    Olá , estou com uma grande dúvida em relação ao tempo que eu trabalho de carteira branca , Eu trabalho des de setembro do ano passado do que eles assinaram minha carteira mês passado junho de 2016 , gostaria de saber quais São os meus direitos o que eu tenho que receber , como faço os cálculos ??

  41. Tatiane Diz

    Trabalhei a 4 meses sem registro meu salario era 1575 quanto eu tenho q receber??

  42. Filipe de França Moreira Diz

    Olá trabalhei 3 anos numa empresa, e fui demitido, ao buscar minha carteira para dar baixa, disse que não foi possivel fazer o registro, e se fizesse o registro retroativo corria o risco de não receber o fgts e seguro-desemprego, isso é verdade ou motivo para do empregador de não pagar multa por não registrar?

  43. Girlanny Diz

    Trabalhei em uma empresa por 2 meses e 25 dias. E antes de chegar aos três meses descobri que a dona iria me demitir. E não assinou minha carteira. Na rescisão a receber o valor era bem inferior ao que seria de receber. Quais meus direitos. Mesmo por pouco tempo de trabalho e não ter a carteira assinada?

  44. Evani Andre Diz

    Oi.tudo bem?
    Me chamo André .tenho um funcionário que esta a três anos e cinco meses sem carteira assinada com um salario de 930.00.mais uma férias vencida.quanto devo paga a ele?

  45. Janaina Diz

    Trabalhei 8 meses sem carteira assinada. Tem 6 meses que foi assinada. Pedi demissão. Quais os meus direitos.

  46. paulo Diz

    Trabalho a 3 ano sem assinar a carteira como porteiro e vigia de uma residência particular eu tenho alguns direito se eu fó demitindo

  47. fernando roberto Diz

    boa tarde meu filho trabalha ha 4 anos sem registro em carteira, quanto ele deve receber mais ou menos. sabendo que , o salario dele era de 600,00 reais fora ate do piso de metalurgico nao recebeu nem ferias ,nem fundo de garantia,so recebeu um ano de 13 terceiro

  48. Angélica Diz

    Olá trabalhei 6 meses sem carteira assinada com salário de 1500 por mês e fui demitido, guanto que eu tenho que receber dos meus direitos???? Obrigada

  49. Michele da Silva Lima Costa Diz

    Trabalho a 10 anos na mesma empresa, meu salario 1.000 mas 200 passagem, não tenho carteira assinada, não tiro férias e não recebo os proporcional as ferias, e também nao me pagam pelas as férias trabalhadas, queria saber qual os meus diretos e valores a receber.

    data de entrada na empresa 06/02/2006 data saída 14/04/2016.
    grata Michele

  50. Denilson Teles Diz

    Trabalhei 4 meses fui despensado.sem aviso nenhum. Tenho.direito a resisão

  51. Beatriz Diz

    Ola trabalhei 5meses sem carteira assinada recebendo 1000 por mes meu ex patrao disse que vai acerta esse tempo comigo quanto mais ou meno vou receber deve?

  52. Luzinério Diz

    Olá, tudo bem?

    Trabalhei sem carteira assinada por um tempo e, passaram-se mais de um ano… A base de cálculo rescisório é com base no salário anterior ou atual?

    Desde já fico grato pela atenção…

  53. robert Diz

    olá trabalhei 8 meses sem registro,referente a um salario minimo;,e agora assinaram minha carteira ,quanto eu ganho pelos meus tempos?

  54. rodrigo Diz

    olá , trabalhei na empresa faltava duas semanas pra completa um mes só que me demitiram em tempo de experiencia e não assinaram minha carteira gostaria de saber quais são meus direitos ?

  55. Marcia Santana Diz

    Trabalho em uma empresa ha 3anos e 10meses e minha carteira nao é assinada nao tenho ferias nao recebo decimo,tenho uma filha e essa nao recebe nada o q faço ou quanto tenho de direito

  56. dalva Diz

    Trabalho a 7 messes na casa de familia vou tres veses na semana ganho 400 reais fui pedir a carteira asinada ela respondeu que nao ia asinar so ia fica comigo até ese mes compreta

  57. ivaldo pereira de souza Diz

    trabalhei em uma metalugica onze meses,sem carteira assinada e fui dimitido quais são os meus direito

  58. Edneide Silva Diz

    Trabalho a 7 meses sem cateira assinada, e fui demitida meu salario e de 918 gostaria de saber quanto tenho direito a receber?

  59. Elisangela celine Diz

    Eu trabalho 1 e 8 meses sem registro e meu patrão resolve pagar o tempo que eu trabalho la ,mas continuo na empresa quantos que ele teria que me pagar o meu salario 950

  60. Daiane cabral da silva Diz

    trabalhei 8 meses como doméstica. ..sem carteira assinada. pedir demissão. …recebia 1000 reais por mês. .tenho direito a receber quanto?

  61. Marcio ferreira Diz

    Trabalho em uma empresa a 10 meses sem registro é tenho um salário fixo de 1000 e 700 por fora.é fui demitido e quanto tenho pra receber mais ou menos.obrigado aguardo respostas

  62. Élio natal Araújo Diz

    Trabalho a 6 anos e 10 mês em uma empresa sem registro,gostaria de saber quais meus direitos pois pedi pra sair.
    Trabalhei a noite também 2 anos aos fim de semana ele me pagava um salário!!

  63. Isackson Diz

    Olá,boa tarde.
    Comecei trabalhar numa empresa no dia 10/11/2015 e no dia 04/03/2016 fui demitido sem justa causa,antes de começar a trabalhar me pediram para levar toda a documentação para que eu fosse registrado. Só que,quando fui demitido no dia 04/03/2016 me entregaram a carteira de trabalho e vi que não tinha nenhum registro.
    Tem como receber todos os meus direitos com 13º ,férias proporcionais e tudo o mais que é meu por direito? Me ajudem com esta dúvida.

  64. Heloisa Frealdo Diz

    Boa noite, trabalho a 6 mêses em uma empresa, sem registro na carteira, tenho direito de receber alguma coisa hora que eu sair ? Mesmo se eu pedir a conta?

  65. regina Diz

    ola boa tarde trabalho a um ano como vendedora em uma loja de roupas sem carteira assinada salario 600 e pedi pra sair mas estou agurdando ate 20 tenho algum direito trabalhista??? obrigado

  66. marilia Diz

    Trabalhei em uma casa 1 1 meus voi mandada em bora eu tenho algum direto mais não trabalhei de carteira assinada.

  67. Rafaela Magalhães Diz

    Trabalhei 2 meses,recebia semanal, e tomava café, almoçava, e merenda tenho algum direto? Sendo que fui eu que pedir pra sair…

  68. Rita de cassia Diz

    Trabalhei seis meses sem registro , fui mandada embora , e preciso saber qual valor tenho a recebe trabalhei horário noturno das 06:00 as 15:00 sem hora de almoço , qual valor que devo recebe

  69. valfredo nascimento silva Diz

    Ola meu nome é valfredo trabalhei 7 meses em um fabrica de bolo mim demitiram sem assinar minha carteira alegando q ela é assinada em outra empresa mas o horário e difere te quais são os meu direitos

  70. Valmir da Silva Morais Pereira Diz

    trabalho a 10 més numa empresa e serei demitido porque a empresa esta emcerado esta fumcão quanto eu devo receber por não ter carteirra assinada

  71. maria Diz

    Ola, trabalho a 5 meses em uma empresa entro as 7 da manha e saio por volta das 19:30 ate as 21:00 de seg a sexta e ate hj nunca assinaram minha carteira eu vou pedir demissão eu tenho direito de receber essas horas extras mesmo sem carteira assinada???

  72. maria leticia franco de lima Diz

    meu filho tem uma empreza a pouco tempo admitiu um funcionario que viajou a serviço ficou 09 dias e resolveu largar o serviço tem um contrato assinado com a empreza mas a carteira nao foi assinada tem os recolhimento que manda alei , isto pode dar poblema para ele

  73. Marcelo Araújo souza Diz

    Bom dia douctor trabalhei um ano sem carteira assinada, mesmo eu pedindo as contas, posso colocar esse tempo na justiça?

  74. Maria Diz

    Boa tarde ! (Mandei esta nota em 04.01.2016 as 10.46 hs. Vou postar outra vez).
    Bom dia. Fui contratada para cuidar de uma criança por 6 horas, pegando-a na escola, dando almoço e cuidando dela até os pais chegarem do emprego. Foi combinado que abririam uma poupança onde depositariam o FGTS, pagariam salário, todos os direitos e condução. Praticamente todos os dias chegavam depois de 7, 8 hs ou mais quando não tinha que levar a criança pra casa. Isso de 20.04.15 a 27.10.15 pois pedí demissão por não estar recebendo condução há 45 dias. Não recebi também o ultimo salário. Já pedí várias vezes. Como devo proceder e onde reclamar ?
    Obrigada. Maria

  75. MARIA RITA Diz

    Trabalhei em uma casa quatro meses sem assinar a careira, fazia de tudo: era acompanhante, fazia faxina, lavava roupa, passava também e outros serviços também. Me demiti, Quais os direitos que. eu tenho? Recebia R$800,00 mensal.

  76. Marcos Diz

    Eu trabalho a três anos em uma empresa sem carteira assinada,gostaria de saber quanto seria minha indenização?

  77. renata Diz

    Olá,boa noite.A minha pergunta é:trabalhei 5 meses sem registro recebendo um salario de 800,00 reais por mês quanto teria de receber de acerto.Atenciosamente Renata.

  78. Fabiana pinheiro da fonseca Diz

    Trabalho a nove meses e seis dias sem carteira assinada QQ quais são os meus direitos

  79. tatiane Diz

    Oi tudo nao tenho carteira registrada e a empresa que trabalhei fechou e disse que vai acertar comigo no dia 20 mais nao sei certinho os meu direito pois nem o salario ele pagou

  80. Fagner de oliveira da Silva Diz

    Trabalho a um ano como moto boy de segunda a quinta feira 18:00 até 23:30 não tenho férias nem décimo terceiro nem carteira assinada sou obunico na empresa que não tenho carteira assinada a moto e da empresa ele paga pra mim 30 reais a diária 540 reais por mês quero colocar ele na justiça gostaria de saber qual o valor mais o menos que eu devo receber

  81. thaina Diz

    ola trabalho ha 2 anos em uma empresa e estou gravida de 5 meses,a empresa esta ciente desde o inicio sobre a gravidez mas ate hoje nao assinaram minha carteira,gostaria de saber como agir,e se sair e entrar na justica irei receber o tempo parada,ou terei de retornar ao trabalho

  82. Taylon Alves da Conceição Diz

    Eu trabalhei durante 10meses,eu recebia R$320 reais por meis..sou de menor e gostaria de saber quanto devo receber?espero minha resposta…

  83. Inajara Diz

    Olá, trabalhei em uma empresa por 6 meses sem registro e eles me mandaram embora me pagando 1.400.
    Gostaria de saber se esta certo o valor pelo tempo trabalhado?

  84. Priscila Nunes Da Silva Diz

    Ola Boa tarde!
    Quero muito tirar uma duvida aguardo retorno com urgência.
    Eu trabalhei 6 meses e 22 dias em uma empresa sem registro, meu salario era de 1.246$ .Eu arranquei o dente peguei 6 dias de atestado no mesmo dia que eu voltei me mandaram embora nem me deixaram trabalhar até ai tudo bem me falaram que iriam me acerta tudo.
    E hoje quando eu fui lá me pagarm 1.490$ férias e decimo terceiro e o proporcional mas na minha opinião esta errado não tenho só isso pra receber.Eu quero saber quais são meus direitos sem registro?

  85. Sylvana Patricia Guerra Ferreira Diz

    Trabalhei como professora 6meses sem carteira assinada a escola era privada fui demitida por justa causa quanto vou receber

  86. Luana Diz

    Bom dia, estou gravida de 4 meses e trabalho em uma empresa há 6 meses, meu patrao sabe que estou gravida e até hoje nao assinou minha carteira, ja cobrei dele varias vezes. Minha gravidez é de risco e a médica quer me afastar, o que faço?

  87. Claudia Diz

    Olá, me chamo Claudia, meu namorado trabalha a 2 anos em uma grafica sem carteira assinada. Gostaria de saber os direitos dele se ele processar a empresa, queria entender melhor como a justiça obrigaria o Dono da empresa a arcar com o prejuiso dele, ele tem direito em média a que valor por essa fraude? Ele receberia todos os direitos trabalhistas desses 2 anos passados sem registro? Ou tem direito a uma indenização maior? Obrigada, Claudia.

  88. RAFAEL LIMA Diz

    trabalho em um lugar sem carteira assinada já a 8 anos. sempre recebi ferias e 13*
    oque tenho direito

  89. Larissa Diz

    Ola. trabalho a exatos 9 meses em uma determinada empresa, sem carteira assinada, irei pedir contas, e desta forma irei trabalhar ate dia 30 desse mês. Gostaria de saber quais são os meus direitos e se devo ou não entrar em uma vara trabalhista e recorrer?

  90. fabiana aparecida dos santos Diz

    ola eu gostaria de saber eu trabalho 1 ano e 3 meses mais eu não sou registrada se eu pedir pra ser mandando embora eu perco alguma coisa

  91. Luciana Diz

    Gostaria de saber como. C calclula. Decimo férias. D um empregado Q fez acordo como. C fosse d carteira assinada mas não é de deve m pagar mais oq não m pg no instante
    M responde por emai

  92. Elias Diz

    Boa noite trabalho a 9 meses em uma empresa de bijuterias,porém apenas tenho minha carteira assinada a 3 meses.gostaria de saber por gentilesa se tenho direito aos 6 meses q n foi assinada e quais são eles. “Obrigada”

  93. Vania Diz

    Trabalhei 8 anos sem carteira assinada como empregada Domestica. Trabalhava 3 dias por semana, agora fui mandada embora sem nem se quer um aviso prévio.. Gostaria de saber ao que eu teria direito depois desses 8 anos..

  94. Luiz Diz

    Trabalhei 9meses e 10 dias sem carteira assinada meu salário era de R$2.200
    Quais são meus direitos?porfavor

  95. Cleiton Augusto Diz

    Trabalho em um posto de combustível à 6 anos sem carteira assinada, recebia o valor de R$964,00, quais são meu direitos?

  96. graciane Diz

    Olá boa noite.. Meu nome é GRACYANNE, Estou numa empresa quase 1 ano e 2 meses. Desse período minha carteira só foi assassinado 8 meses depois, gostaria de saber quanto deve receber por esse tempo que fiquei sem registro!

  97. manuela lima Diz

    trabalho em uma loja há um ano e quatro messes ele vai me mandar embora eu tenho direito alguma coisa já que ele não assinou a minha carteira

  98. Alexandre Diz

    Olá trabalho sete mês sem registro salário 800 do dia 9 do 2/2015 ao 2 do 8/2015 quanto devo receber.

  99. luiz egberto silva de oliveira Diz

    esto trabalhando com uma pessoa que mim trouce de fortaleza ceara para trabalhar e minas geras mas esta pessoa n tem cnpj e n tem firma registrada, n tenho carteira a sinada eu tenho algum direito trabalhista. guau a melhor forma de cobrar meus direitos.
    att: obrigado

  100. geovani jorge Diz

    Trabalhei 13 anos de terça a domingo e nunca folguei e nem recebi por esses domingos teria eu algum direito a ser indenizado? Agradeço pela atenção muito obrigado

  101. johnes Diz

    Olá , boa tarde ,estou querendo assinar a minha carteira de trabalho, mas trabalho a 8anos sem carteira assinada ganhando 1.100R$ Sendo um salario de 600R$e500R$como hora extra, sendo q quado iria almentar meu salario ele almentava o valor da hora extra ,queria saber quais os meus direitos e quanto devo ganhar de tempo de casa com essa historia ridícula, sendo q n quero parar de trabalhar só assinar a carteira de trabalho se poder me responde . obricado pela atenção.

  102. João junior Diz

    Olá bom dia ! Gostaria de uma ajuda , meu pai tem uma micro empresa de refrigeração e eu trabalho a 10 anos sem carteira assinada ! Esses 10 anos ganhando um salario mínimo, não aguento trabalhar mais e com maus tratos dos 10 anos so tirei 3 anos de ferias ! Quais são meus direitos ?
    Aguardo a resposta abraço

  103. graciane Diz

    Estou em uma empresa que vou fazer um ano. Minha patroa está cm minha carteira de trabalho a esse período. Sendo que ontm ela veio me entregar a carteira assinada com uma data totalmente errada na qual eu comecei a trabalhar.. Eu entrei na empresa dia 11/08/14 e ela assinou minha carteira no dia 02/03/15….ou seja 7 meses depois…tenho algum direito desses meses atrás?

  104. Vanderleia de Oliveira Diz

    Trabalhei dois anos e um mês se carteira assinada.nunca recebi decimo ou férias.não tinha horário de almoco.descobri um pré-cancer de colo do útero.tive q fazer uma cirurgia.peguei quinze dias de afastamento e ao voltar trabalhei trinta dias e fui demitida.só recebi os dias trabalhados.ainda estou em tratamento.não estou recebendo de lugar algum e não concigo novo emprego por conta do tratamento.quais os meus direitos sobre isso??

  105. Ericca F. de Vasconcellos Diz

    Trabalhei de 26/10/14 a 02/02/15 sem carteira assinada e de 02/02/15 a 13/07/15 com carteira assinada e agora .ele me demitiu sem.justa causa,como fica o meu cálculo sem carteira?

  106. Ramires Diz

    Sou empregada doméstica comecei dia 10d março de 2014 e vou sair dia 10 d agosto quanto vou receber n tenho registo recebo 1200

  107. Miriam Silva Diz

    Boa tarde gostaria se tenho direito á indenização trabalhista.Pois trabalho. desde 23/06/3014 sem carteira a.ssinada ?Gostaria de saber os cálculos trabalhista ,tó de férias mais o dinheiro que recebir foi 500 reais .Tenho direito a indenização ?Tó de desde de do dia 06/07/2015

  108. aline amancio Diz

    Ola trabalho a 1ano e seis meses em um quiosque de sorvete sem registro em carteira eles me disseram que iria me registrar mas ate agora nao aconteceu isso o que posso fazer

  109. Janaina Diz

    Trabalhei 8 meses sem registro,agora fui dispensada gostaria de saber qual ks meus direitos e quanto iria receber ?

  110. silvana cantilio Diz

    Trabalho para essa pessoa desde o dia primeiro de abril. so que ela veio assinar minha carteira agora .No dia primeiro de julho . Quando eu sair tenho direito aos meses passado ?

  111. Giselda Diz

    Ooiii boa tarde gostaria de saber meu marido trabalhou 7 anos de pedreiro com o irmão dele qu é mestre de obra. Ele nunca ganhou nada nem VT, se ele correçe atrás desses anos será qu ele ganharia na justiça tipo uma contia em dinheiro por tá esses anos todos ou não? ?

  112. urusmende souza Diz

    minha irma trabalho sem carteira assinada salario de 1.400.00

    ela sabe valor multa rescisoria

    recebi 3.800

  113. Ana E. A. C. Santos Diz

    Saudações,
    Comecei trabalhar há poucos dias num restaurante que funciona clandestinamente numa residência onde mora uma família de 5 pessoas, incluindo crianças. Fui previamente avisada que não teria minha carteira de trabalho assinada e não houve informe sobre o valor do salário a ser pago. Não tenho horário fixo e sempre passa das 8hs diárias durante 6 dias na semana. No terceiro dia o patrão falou comigo sobre me dar autonomia na empresa e que para isso iria fazer o CNPJ em meu nome pois não poderia fazer no seu próprio nome, nem da sua esposa. Além disso, desempenho três funções: Cozinheira, auxiliar e churrasqueira.
    Gostaria de ser orientada no que devo fazer.
    Muito obrigada

  114. Rafael Diz

    Estou trabalhando a 4anos sem carteira assinada se me mandar embora quanto recebo?quais meus direito?

  115. Letícia Diz

    Trabalho a 20 anos em um clube poliesportivo sem carteira assinada, e quero pedir as contas. Vou ter direito aos 20 anos que trabalhei?

  116. CESAR ALVES DA SILVA Diz

    Estou a 6 meses trabalhando sem carteira assinada.Se ele me mandar embora tenho direitos em quê?

  117. Erica dias santana Diz

    Estou a 6 meses trabalhando sem carteira assinada.Se ele me mandar embora tenho direitos em quê?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente agora!