Como contratar um advogado trabalhista?

Nós sabemos que, ainda hoje, muitos empregadores não cumprem totalmente as leis trabalhistas.

Se você está buscando informações sobre como funciona advogado trabalhista, certamente o seu empregador deixou de cumprir algum dos seus direitos previstos em lei.

ADVOGADOS TRABALHISTAS
Advogada Trabalhista
Atuação na defesa dos trabalhadores

Não se preocupe. Isso é muito mais comum do que você imagina.

Você tem todo o direito de acionar a justiça do trabalho, caso tenha tido os seus direitos trabalhistas infringidos durante o tempo que durou a relação de emprego.

Um bom advogado trabalhista será fundamental para lhe auxiliar na busca pelos seus direitos.

Sabemos, no entanto, que existem algumas dúvidas no momento da contratação do advogado trabalhista.

Por isso, estamos escrevendo esse artigo para você tirar todas as suas dúvidas antes de assinar o contrato de prestação de serviços com o seu advogado.

1) Quando procurar um advogado trabalhista?

Você deve procurar um advogado trabalhista sempre que suspeitar que o empregador está deixando de cumprir alguma lei em relação ao seu trabalho.

A consulta inicial com o advogado trabalhista é muito importante, pois nesse momento o profissional vai poder analisar o seu caso concretamente e poder emitir um parecer.

Não confie apenas em posts da internet. A opinião do advogado trabalhista vai ser fundamental para que você saiba as suas reais chances de êxito em um processo.

Apesar de não ser obrigatório o acompanhamento de um advogado nos processos trabalhistas de primeira instância, nós desaconselhamos fortemente que você se aventure em uma ação trabalhista sem o apoio de um especialista.

Não se engane: a empresa vai contratar o melhor advogado possível para poder se defender!

2) Qual a porcentagem do advogado trabalhista?

Muitos advogados trabalhistas atuam com honorários que dependem diretamente do êxito do processo.

Isso significa que, nesses casos, se você não ganhar o processo, o advogado também não receberá nada.

É o que chamamos de “advocacia de risco” . O advogado trabalhista está arriscando o próprio tempo de trabalho, tendo em vista que pode acabar trabalhando de graça, caso não ganhe o processo.

Em outros casos, os advogados cobram um valor de honorários inicial para dar entrada no processo e, também, uma porcentagem dos possíveis ganhos.

Em ambos os casos, tanto quando o advogado atua “no risco” quanto quando cobra um valor inicial, a porcentagem devida ao advogado vai depender da negociação que você tiver com ele no momento de fechar o contrato de advocacia.

Isso significa que você possui margem para negociar com o advogado trabalhista qual será a porcentagem que ele receberá caso você ganhe o seu processo.

Mas para não deixar você sem um número, em média, advogados trabalhistas costumam cobrar entre 25% e 35% do valor recebido em processos ganhos.

3) O advogado trabalhista tem direito ao seguro desemprego?

Digamos que você contratou um advogado trabalhista que conseguiu a liberação do seu seguro-desemprego por meio do processo judicial.

Nesse caso, o advogado terá direito ao recebimento de uma porcentagem sobre o seu seguro-desemprego?

Depende.

Se o contrato de honorários que você assinou com o seu advogado prevê uma porcentagem sobre o total recebido, inclusive sobre seguro-desemprego, o advogado fará jus ao recebimento dessa porcentagem sim.

Por isso, é muito importante que você leia atentamente e questione o seu advogado sobre quais valores a porcentagem definida vai incidir.

Preste muita atenção!

4) Como conseguir advogado trabalhista gratuito?

Toda pessoa que não consegue custear um advogado particular, pode procurar a defensoria pública.

Na defensoria pública, você encontrará defensores públicos, que são advogados pagos pelo Estado, que estão capacitados para lhe acompanhar durante todo o processo.

Se você não tem condição financeira de contratar um advogado, procure a defensoria pública da sua cidade.

Advogados trabalhistas recomendados

Agora que você tirou suas dúvidas sobre a contratação de um advogado trabalhista, confira os advogados recomendados pela gente, clicando aqui.

Eles atendem em todo o Brasil e você pode enviar uma mensagem diretamente para o Whatsapp deles.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Fale com a gente agora!