Quem falta segunda feira perde quantos dias?

Faltar ao trabalho na segunda feira pode acarretar inúmeras consequências para o trabalhador. Confira nesse post.

Se você está pensando em faltar o trabalho na segunda feira, esse post é pra você.

Na verdade, esse post serve para faltas injustificadas em qualquer dia da semana, não somente na segunda-feira.

Sabemos que a lei brasileira garante inúmeras justificativas para o empregado faltar ao trabalho e não ter o salário descontado.

ADVOGADOS TRABALHISTAS
10 anos atuando na defesa dos direitos trabalhistas
Comprometida em resolver conflitos e proteger direitos

Contudo, se você vai faltar ao trabalho sem nenhuma justificativa, precisa saber das consequências diretas e indiretas dessa conduta.

Consequências Diretas

Ao faltar de forma injustificada, logo de cara o empregado perde o valor do dia trabalhado, ou seja, aquela diária que não foi trabalhada será descontada do próximo salário do trabalhador.

Além disso, o empregado que falta de forma injustificada perde, também, o repouso semanal remunerado (RSR). Esse valor também será descontado do empregado no próximo salário.

Quem falta ao trabalho sem justificativa, portanto, tem o salário descontado de forma significativa.

Consequências indiretas

O acumulo de faltas injustificadas podem impactar na quantidade de dias de férias do empregado. A partir de uma determinada quantidade de faltas ao trabalho, as férias do trabalhador começam a diminuir progressivamente.

Além disso, faltas injustificadas podem gerar punições para o empregado, desde uma advertência verbal até uma possível dispensa por justa causa, caso essas faltas sejam muito frequentes.

Outra consequência indireta pode ser até mesmo uma dispensa sem justa causa, tendo em vista que o empregador possui a prerrogativa de encerrar o contrato do trabalho quando bem entender, a menos que exista alguma estabilidade do empregado.

É muito importante, desse modo, que o empregado faça o possível para faltar ao trabalho de forma injustificada somente quando for estritamente necessário.

Entre agora no nosso canal do Whatsapp, clicando aqui.

Comentários estão fechados.

Fale com a gente agora!