Arrumei um novo emprego. Como pedir demissão?

Atualizado em 2023.

Compartilhe no Whatsapp

Uma característica natural do ser humano é a busca permanente por melhorias na sua vida seja do ponto de vista pessoal ou profissional.

ADVOGADOS TRABALHISTAS
Advogada Trabalhista
Atuação na defesa dos trabalhadores

É muito comum, portanto, que você esteja trabalhando, e, ainda assim, continue procurando emprego em outro local que lhe possibilite melhores condições.

A busca por trabalhar em empresas que concedam maiores benefícios é totalmente justificável.

Além disso, há os casos em que, pelo excelente trabalho que você vem realizado, isso acaba chamando atenção de outras empresas que fazem propostas tentadoras no intuito de contar com seus serviços.

Falando nisso, fazer um perfil no Linkedin pode lhe ajudar bastante a progredir de carreira.

Qualquer que seja o caso, de repente você está diante da seguinte situação: há um emprego novo a sua disposição, porém você ainda está empregado e precisa se desligar da empresa atual o mais rápido possível.

Diante disso, você se questiona: arrumei um novo emprego como pedir demissão?

A imagem mostra uma placa de fundo verde com os dizeres "novo emprego" na cor branca. Ao fundo, nuvens esparsas em um tempo ensolarado.
pedir demissão emprego novo é normal

Pedir demissão por causa de novo emprego

Ao conseguir um novo emprego, o primeiro passo é seguir o procedimento padrão para pedido de demissão: escrever uma carta de próprio punho, pedindo demissão.

Se tiver com alguma dificuldade em escrever essa carta, nós te ensinamos o passo a passo e temos alguns modelos aqui.

Na carta de demissão, é muito importante você informar que conseguiu um novo emprego e requerer que o empregador lhe dispense do cumprimento do aviso prévio.

Essa dispensa, lhe autoriza a sair do trabalho imediatamente sem nenhum desconto na sua rescisão.

Pedir demissão por novo emprego exclui o aviso prévio?

Veja bem, o aviso prévio, diferente do que muitas pessoas pensam, não é um direito exclusivo do empregado, pois o empregador também precisa se planejar e programar para o cargo que vai ficar vago com a sua saída.

Por isso, mesmo que você já tenha um novo emprego só esperando para você começar, de acordo com a lei, você tem o dever de cumprir o aviso prévio decorrente do pedido de demissão.

Logicamente, você não está obrigado a cumprir o aviso prévio até porque ninguém pode pegar na sua mão e obrigá-lo a comparecer ao trabalho.

No entanto, caso o empregador não lhe dispense do cumprimento do aviso prévio e você decida que vai sair do emprego imediatamente, você poderá ter o desconto de um mês de salário no momento do acerto da rescisão trabalhista.

Resumindo: você pode sair imediatamente do emprego de qualquer forma, mas se o patrão não dispensar o cumprimento do aviso, poderá descontar um salário na hora de pagar as suas contas.

Carta de novo emprego dispensa o aviso prévio?

Esse aqui pode ser o pulo do gato para você sair do emprego sem desconto na rescisão.

Algumas Convenções Coletivas possuem uma cláusula que desobriga o cumprimento do aviso prévio por parte do empregado quando este pede demissão por já ter novo emprego.

Nesse caso, para o você sair do emprego imediatamente e não ter nenhuma verba descontada no momento da rescisão, é preciso apresentar ao empregador:

  1. A cláusula da convenção coletiva;
  2. Comprovação do novo emprego (carta de novo emprego assinada pelo novo empregador);

Havendo essa cláusula na convenção coletiva da sua categoria, portanto, você está protegido e não pode ter nenhum valor descontado ao pedir demissão por novo emprego.

Dica de ouro 1: você pode consultar a convenção coletiva da sua categoria entrando no site do seu sindicato profissional. Procure pela aba “CCT” e faça o download.

Dica de ouro 2: nós temos um guia completo sobre o pedido de demissão. Acesse clicando aqui.

Entre agora no nosso canal do Whatsapp, clicando aqui.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. Dhessyca Diz

    Minha empresa está me demitindo sem justa causa.
    Cumpri meu serviço de VIGIA na empresa durante 2anos e 4mesês.
    agora querem que eu cumpra o aviso prévio trabalhando em outra função.
    Sou obrigado a aceitar?
    Qual é o meu direito trabalhista?

  2. Kelly costa Diz

    Pedi demissão, sem aviso, porém a moça do Rh so quer da baixa na minha carteira no dia em que eu for receber, isso é correto? Preciso me apresentar na empresa antes do dia no qual a moça do Rh vai da baixa na minha carteira!! Ex; vou receber a rescisão no dia 18 e tenho q me apresentar na outra empresa no dia 16. O que eu faço? É correto?

  3. Cristiane Diz

    Pedi demissão e quero saber se tenho que cumprir os trinta dias,e o horário normal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente agora!