Empregada temporária grávida tem estabilidade?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O contrato de trabalho temporário é muito comum, especialmente em épocas de aquecimento no comércio como é o caso das festas de fim de ano, por exemplo.

Nesses períodos, muitos trabalhadores são contratados por um determinado período apenas para atender aquele excesso de demanda pontual.

Material 100% atualizado

Diante disso, surge um questionamento: O que acontece se uma empregada com contrato de trabalho temporário engravidar durante o período de duração do vínculo?

Existe ou não o direito ao período de estabilidade previsto na Constituição Federal?

Bom, o entendimento dominante até meados de novembro de 2019 era no sentido de que a empregada temporária que engravidava durante o contrato de emprego possuía direito a estabilidade desde a confirmação da gravidez até 5 meses após o parto.

Contudo, esse entendimento mudou completamente, pois recentemente o pleno TST (Tribunal Superior do Trabalho) entendeu que a estabilidade gestante não se aplica as empregadas submetidas a um contrato de trabalho temporário.

O principal fundamento da decisão do relator foi no sentido de que a estabilidade gestante não se coaduna com um contrato de trabalho temporário que , em tese, só pode dura por um período pré-determinado.

Com essa decisão, as trabalhadoras que engravidarem durante o período de vigência de um contrato de trabalho temporário dificilmente terão a estabilidade reconhecida, tendo em vista o efeito vinculante da decisão do TST.

Lembrando que essa decisão diz respeito apenas as EMPREGADAS COM CONTRATO DE TRABALHO TEMPORÁRIO, tendo em vista que, conforme o disposto na súmula 244 do próprio TST, empregadas que ficam grávidas durante o contrato de experiência ou em contratos por prazo determinado continuam tendo direito ao período de estabilidade na forma da lei.

Quer um material completo sobre direito do trabalho? Conheça o nosso eBook, clicando aqui.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente!