Projeto de Lei prevê folga no caso de falecimento de pets

Em uma iniciativa que reconhece a relação próxima e carinhosa que muitas pessoas mantêm com seus animais de estimação, os deputados Fred Costa (Patriota-MG) e o deputado licenciado Delegado Bruno Lima (SP) apresentaram o Projeto de Lei 221/23. A proposta visa permitir a ausência justificada ao serviço por um dia no caso de falecimento de cachorros ou gatos.

Compartilhe esse post no Whatsapp

Os parlamentares defendem que a medida busca ajudar os tutores de animais a lidar com os trâmites burocráticos e emocionais que surgem após a perda de um pet.

Material 100% atualizado e confiável

Muitos brasileiros consideram seus animais de estimação como membros da família. Este dia seria importante não só para lidar com as questões práticas, mas também para o processo de luto.

Há questões burocráticas envolvendo o falecimento do animal, como liberações e procedimentos veterinários, que precisam ser solucionadas. Este dia de folga permitiria ao dono resolver tais pendências sem prejuízo em seu trabalho.

É importante ressaltar que o projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados e ainda aguarda análise das comissões pertinentes antes de ser levado a votação.

Se aprovado, pode trazer um grande avanço nas discussões sobre o reconhecimento da relação afetiva entre humanos e animais e as consequências dessa relação na rotina e bem-estar das pessoas.

Quer um material completo sobre direito do trabalho? Conheça o nosso eBook, clicando aqui.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Fale com a gente!