Sair da empresa sem perder direitos. É possível?

Comumente, temos nos deparado com empregados que não estão satisfeitos em seu emprego e desejam sair da empresa em que estão trabalhando. No entanto, alguns querem saber como sair da empresa sem perder direitos, pois, como se sabe, no pedido de demissão o empregado deixa de receber algumas verbas e não pode sacar o seu tão aguardado FGTS.

Sair da empresa sem perder direitos, porém, é uma situação que não está ao alcance do empregado, pois o empregador não é obrigado a demitir o seu funcionário, isto é, não existe qualquer lei que obrigue um patrão a mandar seu empregado embora.

Quando o empregado está insatisfeito com seu trabalho e deseja sair para buscar novos ares, a única manobra possível do ponto de vista legal (dentro da lei) é realmente o pedido de demissão.

Material 100% atualizado e confiável

O Direito do Trabalho brasileiro tem como um de seus princípios o princípio da continuidade da relação de emprego. Dessa maneira, o legislador jamais iria elaborar uma lei ou comando legal que obrigasse o empregador a demitir algum funcionário que deseje sair da empresa.

Os direitos “perdidos” no pedido de demissão são exatamente uma forma que o legislador encontrou de coibir o pedido de demissão por parte do empregado para que este continue no trabalho e, assim, possa ter uma renda fixa mensal que lhe permita seu sustento e de sua família.

O empregado que deseja sair da empresa sem perder direitos, infelizmente terá que se contentar apenas com a possibilidade do pedido de demissão, ou seja, não poderá sacar o FGTS de imediato, bem como terá que cumprir o aviso prévio na empresa onde trabalha, a menos que seja liberado do seu cumprimento.

Conclusão: Sair da empresa sem perder direitos não é possível por vontade própria do empregado!

Quer receber conteúdos sempre em primeira mão? Entre agora no nosso canal do Whatsapp, clicando aqui.

você pode gostar também
12 Comentários
  1. RAFAELA TITO SANTOS Diz

    boa tarde!
    trabalho em uma empresa há 1 ano e 1 mês, estarei pedindo demissão em outubro.Sendo que a empresa já foi informada da minha saída com antecedência.Cumprirei os 30 dias de aviso como solicitado, porém a empresa informa que tenho que pagar a multa correspondente a 60% do meu salário. isso é correto?Sendo que trabalharei os 30 dias de aviso?

  2. Patrícia Diz

    Boa Tarde! Trabalho á três em uma loja de Importados .O meu patrão abriu uma outra com razão social e CNPJ diferente .Ele quer me transferir dando baixa na minha carteira mais eu teria que devolver os 40%. Gostaria de saber se há uma outra maneira de ser transferida sem ter que dar baixa na carteira.? E se eu posso recusar a aceitar a transferência?

  3. Joquebede Pereira Lobato Diz

    Trabalho à 15 anos em uma empresa, por motivo religioso e questão de saúde do meu esposo que se encontra com câncer, e estar numa situação tão difícil eu preciso muito dessa liberação como faço pra resolver isso. Não gostaria de perder meus direitos.

  4. Célio Gomes de souza Diz

    A empresa para qual trabalho desde 16/06/08 sempre pagou a chamada hora extra falsa ou seja hora extra 50% no contra cheque mas neste mês deixou de pagar será q tenho q receber algum dinheiro antes de começar a receber o próximo salário fixo sem horas extras desde já agradeço pela atenção

  5. Jeniffer avanci Diz

    Ola estou na empresa a 3 e 3 meses e quero sair mais eles nao quer me mandar embora pois tive um filho a 4 meses e eles disseram que ainda tem a estabilidade de 75 dias. Mas o meu filho morreu um dia antes do parto ainda na minha barriga e nao ando bem de saúde e meu psicologico abalado pois trabalho em loja de bb e quando estava gravida eles descontaram todos os meua atestados do convenio e ficaram me conibindo e agora nao quero mais voltar mais nao sei como faço sem pedir demissao

  6. william Diz

    Boa tarde, tenho 20anos de empresa e já me aposentei, eu queria sair da empresa, mais não queria perde os 40% da multa
    quero saber como faço a carta de desligamento.

  7. Michelle Roberta Gonçalves Diz

    Tenho mas de 6 anos na empresa e tive que mudar de Estado e a Empresa que trabalho não tem como me transferir já tentei fazer acordo pra nao perder tdo mas ta difícil .
    Existe alguma lei que que faça a empresa me mandar embora

  8. Lídia Diz

    Minha empresa, não manda embora facilmente.
    Tenho dois anos aqui mais quero muito sair.
    Faço faculdade, e o trabalho é muito longe e está me atrapalhando. Existe alguma chance de eu entrar com rescisão e ganhar?

    Obg

  9. Taynara Diz

    Eu trabalhei em uma empresa durante 2 anos, mas o patrão dizia que estava passando a loja pro nome dele e que estava resolvendo as papelarias e que só iria assinar a minha carteira quando tudo isso estivesse pronto, mas isso não aconteceu então eu pedi pra sair. Mas ele nao me pagou nada, disse que eu não teria direito a nada. Isso está certo ?

  10. lucineia Diz

    ola!
    Eu trabalho de segunda a sábado de 8 da manha há seis da tarde, tenho 1 hora e 30 de almoço.
    Tenho direito a folga?

  11. Brenda Diz

    Ola, eu queria saber como fazer para sair da empresa onde trabalho, sem perder meus direitos?
    Estou na empresa há 2 e 2 meses, sairei porque vou me mudar de cidade. Queria que entrassem em acordo comigo, como faço?

  12. silvana Diz

    tenho 3 anos em uma empresa,e não estou satisfeita com a empresa,gostaria como é feito a recisão de contrato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale com a gente!